terça-feira, 22 de julho de 2014

Sobre leite, ayurveda e receita de leite de amêndoas

Hoje dedico meu post ao meu sobrinho Santiago de 1 ano, que começou a dar sinais de intolerância a lactose.

Primeiramente, gostaria de esclarecer que o Ayurveda não é contra o leite de vaca, pelo contrário o leite de vaca tem propriedades importantes dentro da nutrição ayurvedica. No ayurveda levamos em consideração a origem desse leite, o modo que a vaca é criada. Outro ponto, é quem consome o leite, para o ayurveda um alimento não é indicado para todos, depende de muitos fatores como biotipo ayurvedico, estado geral de saúde e do agni (poder de digestão).

Infelizmente o que compramos hoje no mercado não podemos mais chamar de leite, ele passou a ser um produto, pois passou por tantos processos que seu prana (energia vital) não existe mais e provavelmente houve uma alteração nos elementos (no ayurveda classificamos os alimentos pela quantidade de elementos como água, fogo, terra, ar e éter). Outro fator é que quando um alimento é modificado, acrescido de compostos químicos sejam eles conservantes, estabilizantes, etc o nosso agni lá do fígado (bhuta agni, ou seja poder de assimilação e digestão dos elementos) não consegue entender aquilo como uma alimento e transforma em ama (biotoxinas) que passará a circular no nosso corpo em breve, virando um ciclo e atrapalhando cada vez mais nossa digestão. Assim começam a aparecer as dificuldades para digerir certos alimentos e posteriormente as intolerâncias, alergias e doenças.

Hoje na minha casa podemos consumir leite direto da vaca, benefícios de morar no interior. A moça do leite vem dia sim dia não eu entrego uma garrafinha vazia e ela me traz uma cheia. O leite vem de vaca que vive solta no pasto, ordenhada manualmente e sem indução a produção de leite. Todo mundo me pergunta se minha filha não tem dor de barriga com o leite. Não ela não tem, porém o leite é fervido e depois preparado com um pouco de especiarias para facilitar a digestão. No congresso de Ayurveda do ano passado, um médico indiano pediatra trouxe um dado interessante, que quando as mães traziam queixas relacionadas ao leite como diarreias ou outro tipo de intolerância ele orientava a tirar da dieta todos os industrializados, tudo que tivesse agrotóxico, isto é priorizar uma alimentação orgânica e basicamente com tudo natural e observar se os sintomas continuavam, na maioria dos casos ele relatou que os sintomas desapareceram, ou seja um agni bem cuidado consegue dar conta de digerir muito bem os alimentos, desde que sejam naturais. O que acontece hoje em dia é que as crianças são alimentadas com a maioria de produtos industrializados, que muitas vezes são ditos como naturais e saudáveis, sejam eles suco de caixinhas, bebidas lácteas, biscoitos, pães vitaminados com um monte de coisas (que não são alimentos), tudo enriquecido com vitaminas artificiais, soja, amidos, etc.

Já conversei com minha filha que se um dia acabar esse leite que temos acesso, não iremos mais consumir leite, trocaremos para o leites vegetais que também são nutritivos e fornecem o conforto que o leite de vaca oferece.

Lembrando que existem pessoas que realmente tem alergia ou intolerância séria a lactose, neste caso sempre deve ter um acompanhamento medico e do nutricionista, mas na maioria dos casos alimentação natural é ainda o melhor caminho para manutenção da saúde.

Aqui vai uma receita de leite vegetal, eles substituem o leite na maioria das receitas. Eu gosto muito de do leite de inhame e amêndoas, são os que mais uso, mas pode se obter leite de castanhas em geral, inhame, arroz, aveia, etc.

Leite de amêndoas

Para o Ayurveda as amêndoas equilibram o Vata, são emolientes, laxativas e muito nutritivas.
Não podemos contar com as amêndoas como única fonte de cálcio, apesar de ter mais cálcio que o leite em 1 xicara, ela é muito mais calórica, quase 8 x mais calórica que o leite, por isso mais uma vez gosto de enfatizar que no Ayurveda não damos importância só ao alimento e sim também a quem ira consumir este alimento. E para quem busca fonte de cálcio na alimentação, o que nosso corpo assimila melhor é o cálcio presente nos vegetais como couves, brócolis, repolhos, etc.

Para fazer 1 litro de leite de amêndoas usei 1 xícara de amêndoas cruas (cerca de 150 gramas que custa por volta de 8 reais).Deixei de molho em agua de um dia para o outro.


No outro dia escorri a agua e lavei bem as amêndoas. Bati com 4 partes de agua (pode aumentar ou diminuir esta quantidade de agua depende da consistência do leite que se deseja). Coei (eu uso essa peneirinha da foto, que é de inox própria para filtrar óleo, mas ela é muito boa para coar leites vegetais. Geralmente é vendida em casas de produtos para cozinha industrial. Para coar o leite também pode usar tecidos como fraldas ou voal). O bagaço que sobra do leite pode ser usado em receitas como pães, tortas, bolos, etc, é nutritivo em rico em fibras. O leite pode ser guardado em geladeira até 3 dias. Também é possível preparar um leite fresco todos os dias usando a quantidade de amêndoas para 1 copo de leite, mais ou menos 1 parte de amêndoas para 4 partes de agua, assim podemos obter mais energia vital do alimento, que acaba se perdendo após ter sido processado. Para facilitar a digestão do leite de amêndoas você pode acrescentar especiarias como gengibre, cardamomo e canela. Pode bater um pedacinho de gengibre quando for bater o leite.



O leite de amêndoas vai bem no preparo de bebidas como tchai, cappuccino, café com leite, mingaus, tortas, pães, bolos, etc.

Um dia doce para todos nós!

Namaste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário