quarta-feira, 19 de novembro de 2014



Sobremesas e o Ayurveda

Os doces em geral aumentam kapha (água e terra), então pessoas de constituição kapha ou com desequilíbrio de kapha (obesidade, diabetes, muco, etc) devem consumir com moderação. Os doces são mais indicados para pessoas de constituição Pitta (fogo e água) e Vata ( ar e éter). Vata e Pitta podem consumir pela manhã ou no lanche da tarde, já os kaphas devem consumir a tarde. Lembrando que os doces devem ser consumidos longe das principais refeições. Para o ayurveda não tem essa de sobremesa, pois o sabor doce (formado pelos elementos água e terra) compromete a digestão. Experimente ficar sem comer sobremesa por alguns dias e observe sua digestão e disposição, faz uma baita diferença. Espere pelo menos duas horas após o almoço para comer algo doce, seja um bolo, frutas, etc.

Brigadeiro de colher vegano

Usei 500 ml de leite de amêndoas, 2 cs de cacau em pó, 2 cs açúcar de coco, 1 cs açúcar  mascavo, 1 cc de masala doce  "Chá com ayurveda" (canela, cardamomo, macis, noz moscada ou use uma dessas especiarias que ajuda na digestão do sabor doce), 2 cc de óleo de palmiste ou coco.
Leve ao fogo baixo e mexa sempre...demora, mas fiz enquanto fazia o almoço e também. Reduz bastante na quantidade.
Para o ayurveda não importa só o que se come, mas também quem come, quando come, onde come e como come...ayurveda respeita as diferenças e o todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário