Ayurveda

Ayurveda = termo em sânscrito
(Ayur = vida) + (veda = ciência) = ciência da vida
Ayurveda é uma filosofia, nascida na Índia, irmã do yoga, que tem como principal objetivo a manutenção da saúde e do equilíbrio, através de cuidados naturais e holísticos.
Provavelmente é o sistema de saúde mais antigo do mundo com mais de 5000 anos.
“Ayurveda ajuda a pessoa sadia a manter a saúde, e a pessoa doente a recuperá-la. É uma ciência de vida curadora, médica-metafísica, a mãe de todas as artes de cura. A prática do Ayurveda é indicada para promover a felicidade, a saúde e o desenvolvimento criativo do ser humano.”
Lad, Vasant, Ayurveda: A ciência da auto cura, E, Ground, 1984, pag. 19

E como funciona???
Para o Ayurveda todos os seres da natureza (reino mineral, vegetal e animal) são formados por cinco elementos: éter ou prana (energia vital), ar, fogo, água e terra. Cada um destes elementos exerce uma função para criação e manutenção da vida.
Desses cinco elementos surgem os três estados biológicos denominados doshas, que são à base da filosofia ayurvedica.  Os doshas são forças energéticas fundamentais por trás das ações do corpo e da mente. Eles representam os cinco elementos impregnados pela força da vida, o prana. Cada dosha é composto de dois dos cinco elementos:
VATA: Prana e ar  PITTA: Fogo e água  KAPHA: Água e terra


          Os doshas são responsáveis por funções especificas no corpo, na mente e até mesmo na nossa alma.
Funções dos doshas
Vata
Prana e ar
Pitta
Fogo e água
Kapha
Água e terra
Movimento
Calor corporal
Estabilidade
Respiração
Temperatura
Energia
Anseios naturais
Digestão
Lubrificação
Funções motoras
Percepção
Oleosidade
Funções sensoriais
Compreensão
Perdão
Desapego
Fome
Cobiça
Secreções
Sede
Apego
Excreções
Inteligência
Acumulação
Medo
Raiva
Domínio
Solidão
Ódio
Possessividade
Ansiedade
Ciúme


A constituição individual
A constituição individual é denominada Prakriti.
Todos nós somos formados pelos cinco elementos, portanto pelos três doshas. Apesar de todos nós possuirmos uma constituição única e individual o ayurveda descreve cada pessoa como uma combinação de todos os três doshas, com uma tendência predominante de um desses doshas.  Desta maneira se uma pessoa apresenta em maior quantidade o dosha vata, dizemos que sua prakriti é vata e assim por diante.
Existem 7 constituições individuais ou prakriti descritas no ayurveda:
Vata
Pitta
Kapha
Vata-Pitta
Pitta-Kapha
Kapha-Vata
Vata-Pitta-Kapha

Embora cada um tenha sua constituição individual, só poderemos manter a saúde com os três doshas em equilíbrio.
Como determinar a constituição individual
Existem vários testes em livros e sites (se digitar no Google teste ayurvedico vão aparecer vários) para descobrir sua constituição individual, porém quando nós realizamos esses testes temos a tendência de nos apegar as características psicológicas, que são aspectos variáveis no decorrer da vida e dificilmente desta maneira descobriremos nossa constituição individual.
O terapeuta ou médico ayurvedico são os profissionais indicados para determinar a constituição individual que geralmente são evidenciados mais pelos aspectos físicos do que psicológicos.
E como o terapeuta ou o médico ayurvedico conseguem determinar a constituição individual???
Sem nenhuma bruxaria ou truque...rsrsrs...apenas com estudos e prática!!!
O médico ou terapeuta (e até mesmo uma pessoa que tenha se dedicado bastante ao estudo do ayurveda) determinam a constituição individual pelos seguintes aspectos:
 Exame de observação (características físicas como formato do olho, estrutura, pele, cabelo, etc);  
Estado do agni (fogo digestivo... com certeza irei falar bastante dele neste blog) e de todo sistema digestório;
Exames específicos (verificação do pulso, observação da língua, unhas, etc).

Descrevo a seguir algumas características físicas e psicológicas dos três doshas. Lembre se que apesar da nossa constituição individual, todos os doshas estão em ação o tempo todo, tanto no nosso corpo como na nossa mente.
 
VATA



Criativos, intuitivos, compreensivos, adaptáveis, flexíveis, inovadores!!!
Características físicas:
Estrutura: Costumam ser baixos ou extremamente altos, magros, com ossos proeminentes, articulações que estalam com frequência. Tem a face afinada e longa, pele seca e fria, cabelo grosso. Os olhos são pequenos e escuros. As unhas finas, ásperas e quebradiças, mãos frias e às vezes com tremores, pés frios e longos.
Apetite: Irregular, sem horários definidos. Tem dificuldade para ganhar peso. Preferem sabores ácidos ou salgados.
Excreções: tendência à prisão de ventre, fezes ressecadas, formação de gases. Urina em pouca quantidade. Suor escasso.
Sentem se desconfortável no clima frio seco e ao vento.
Adoecem com facilidade.
Aspectos gerais:
Falam demais, costumam ser tagarelas. Tem pouca resistência física, desistem rápido das coisas e não costumam concluir suas metas.  Apesar da facilidade para aprender não tem boa memória. Costumam sofrer de insônia e gostar de realizar atividades e trabalho durante a madrugada. Tem sonhos agitados e muitas vezes pesadelos. Gostam de dançar, viajar, realizar tarefas artísticas e que exijam a criatividade.
 
PITTA


Inteligentes, empreendedores, perspicazes, sofisticados, bons lideres, arrojados!!!
Características físicas:
Estrutura: Costumam ter altura média, estrutura muscular desenvolvida, com peso moderado, face mediana e de contornos fortes, tem a pele quente, geralmente avermelhada, com tendência a sardas, espinhas, verrugas e pintas. A pele geralmente é oleosa. O cabelo costuma ser moderado, com tendência a calvície e cabelos brancos precocemente. Os olhos costumam ser médios com tendência a vermelhidão, geralmente são castanhos ou verdes. Tem pés e mãos quentes, palma da mão avermelhada. As unhas são medianas e avermelhadas.
Apetite: Intenso com horários definidos. Engorda rápido, mas tem facilidade para perder peso. Tem preferência por sabor amargo.
Excreções: As fezes são de eliminação fácil, com tendência a diarreia. A urina geralmente é moderada e amarelada. Em geral apresentam bastante suor.
Sentem se desconfortável no clima quente e sob o sol.
Tem boa resistência, com tendência a infecções.
Aspectos gerais:
São ambiciosos, competitivos e entusiasmados. São excelentes administradores e condutores, concretizam suas metas com objetivos. São dramáticos, passionais com tendência a posse de dominação do parceiro. São intolerantes e impacientes. Tem memória ampla. Costumam ser fanáticos. Dormem bem, costumam despertar a noite, mas retornam ao sono com facilidade. Tem sonhos passionais e conflitivos. Gostam de atividades competitivas, desafiantes e de aventura que exijam autossuperação.

KAPHA
        


Amáveis, tranquilos, generosos, companheiros, bem humorados!!!
Características físicas:
Estrutura: Tem estrutura forte e robusta, com músculos e ossos bem desenvolvidos. O peso costuma ser excessivo com tendência a obesidade. Tem a face grande arredondada e com contornos suaves. A pele costuma ser esbranquiçada, pálida, grossa, macia e oleosa. Tem cabelo abundante, grosso, brilhante e com tendência a oleosidade. Os olhos são grandes, brilhantes, castanhos ou azuis. Os pés e as mãos são bem desenvolvidos com a pele fria branca e oleosa. Tem unhas grossas largas, lisas e esbranquiçadas.
Apetite: Pouco intenso, com digestão lenta. Tem preferência pelos sabores picantes e adstringentes.
Excreções: Costumam apresentar urina em bastante quantidade e fezes moderadas. Tem suor moderado, constante e de aspecto pegajoso.
Sentem se desconfortável nos climas frio e úmido.
Tem boa resistência física para doenças.
Aspectos gerais:
Costumam ser lentos e adiar o início das coisas, metas, objetivos, relutam contra mudanças que exigem esforços. Costumam ser ciumentos e dominadores. Tem compreensão e raciocínio lento, mas ótima memória. Magoam-se facilmente e costumam guardar magoas. Tem sono pesado e sentem dificuldade para levantar. Os sonhos costumam ser românticos e sentimentais. Gostam de cozinhar, cuidar de jardins, navegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário