sexta-feira, 27 de abril de 2012

Agni, o rei que mantém a nossa saúde



Para o ayurveda nós temos um fogo biológico que governa nosso metabolismo, o agni.
O agni é responsável pelo nosso apetite, nossa digestão, pelo metabolismo celular, pela nossa inteligência, compreensão, discernimento e percepção. Para haver saúde o agni deve estar em equilíbrio. Um agni equilibrado processa, tritura e absorve todos os alimentos ingeridos, fornecendo nutrientes para todo o corpo.
Quando o agni está em desequilíbrio faz com que os alimentos não sejam digeridos corretamente, isso acarreta em acumulo de toxinas no corpo.
Quem nunca se intoxicou com algum alimento?
 Uma intoxicação pode ocorrer por um alimento contaminado, ou por ter ingerido algum alimento que o agni não foi capaz de digerir por ele estar fraco, por ele estar excessivo ou por termos ingerido algo que seja muito difícil de digerir, como alimentos gordurosos, muito cremosos, gelados, processados, industrializados.
Quando o agni fica deficiente por muito tempo, vão se acumulando toxinas pelo corpo. Essas toxinas enfraquecem o sistema imunológico e podem causar várias doenças agudas ou crônicas.
E como sabemos quando o agni esta funcionando bem?

Quando temos um bom apetite nos horários regulares das refeições, veja bem que aquela vontade de comer o pudim da padaria não vale, hein.
A fome real é aquela em que você sente seu estomago leve, começa roncar, doer levemente, parece que um hálito quente começa sair pela boca e você não consegue mais se concentrar, às vezes vai ficando até um pouquinho bravo, mas bem pouquinho.
Sugestões carinhosas para o agni:
Usar especiarias na comida como cúrcuma, cominho, sementes de coentro, mostarda, cardamomo, canela, elas contribuem para uma melhor digestão.
Se sentir que exagerou em uma refeição, ou o que comeu está pesando, não faça a próxima refeição até sentir uma sensação de leveza no estomago novamente. Quando isso acontecer use chás que ajudam na digestão, como gengibre ou outro chá digestivo que esteja habituado.
Se você sempre tem problemas de digestão seria recomendado algumas alterações na alimentação e estimular o agni com especiarias como as que citei acima.
Cuide do seu agni, observe como é sua fome, sua digestão depois de uma refeição, quantas horas levam pra você sentir fome novamente e comece a perceber quais alimentos você tem mais facilidade e dificuldade para digerir.
Carinhosamente vá conhecendo seu agni, ele é um tesouro que não podemos queimar tudo e também não podemos ser econômicos...quando deixamos este tesouro em equilíbrio ele nos recompensa com uma vida saudável e longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário