segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Risoto para o jantar e uma panela só para lavar

E para o jantar...comida rápida que suja uma panela só e ainda saudável, leve e nutritiva...como deve ser um jantar.



Risoto de abobora paulista

Refoguei uma cebola roxa no ghee ( pode ser oleo de côco), acrescentei 1 xic de arroz arborio e temperei com uma masala ( mistura de especiarias)  que fiz na hora: noz moscada, pimenta do reino e mostarda preta. Refoguei mais um pouco e acrescetei uma xic de agua, acrescentei a abobora picada ( mais ou menos 2 xícaras) sal rosa e fui acrescentando o restante de agua aos poucos ( mais 3 xicaras) quando ja estava cozido coloquei uma col de sopa de creme de tofu (tofu organico batido com azeite, agua, especiarias e sal).
Servi com sementes de abobora e girassol tostadas na frigideira com gersal. ( fonte de proteína e sabor adstringente)
Esta receita da para ser feita com outros ingredientes como beterraba, cenoura, couve flor, etc...o que for da epoca e ou o que tiver aí na sua geladeira.

Considerações ayurvedicas:
Não é um prato legal para os kaphas, por ser cremoso e pelo arroz. Por isso, kaphas em desequilibrio devem evitar comer sempre. Para os kaphas esta combinação de sementes é ideal.

Para os pittas é uma boa receita, só troque a pimenta por sementes de coentro e as sementes de mostarda por cominho.

Para os Vatas também é uma boa receita, troque a pimenta do reino por cominho e a mostarda por gengibre, ao inves das sementes, lascas de amendoas deixam o prato mais nutritivo.

Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário