quarta-feira, 19 de novembro de 2014



Aproveitando minha onda de leites vegetais, resolvi experimentar como fica um queijinho.
Escolhi a macadamia por ser mais suave e assim como a castanha do Pará rende um leite muito gostoso.
Adorei o resultado, o mais legal que ele derrete quando coloca na tapioca do bem, no pãozinho do bem, etc..
Dá pra escolher o tempero que quiser e incrementar com polvilho azedo (vai dar um aroma de queijo), kefir, levedo de cerveja, etc..
Ficou um queijinho ideal para as pessoas do tipo Pitta (fogo + agua), mas os vatas (ar + éter) também podem consumir (sempre aquecido) e os kaphas (agua + terra) com moderação, alias moderar é o verbo dos kaphinhas que tem tendência a se apegar a tudo que é bom. Eu mesma era tão apegadas aos meus confortos, não conseguia pensar em abrir mão do café com leite e pão com manteiga, hoje em dia nem leite, nem pão fazem mais parte da minha rotina e me sinto cada vez melhor. As vezes estamos tão intoxicados dos nossos hábitos que não conseguimos ver a possibilidade de um movimento...quando for assim faça um comida com bastante especiarias (cúrcuma, gengibre, cominho, pimenta do reino, pimenta caiena) elas vão te ajudar a se movimentar, então bora lá pra cozinha!

Deixei de molho 1/2 xicara de macadamia por 24 horas trocando a agua. Lavei bem e bati com 200 ml de agua. Nem coei, quis deixar as fibras. Coloquei numa panela com cúrcuma, orégano, manjericão, sal rosa, suco de meio limão, sementes de girassol e 1/2 cs de agar agar. Coloquei no fogo mexendo bem até iniciar a fervura, esperei mais um minutinho e coloquei num refratário de vidro e geladeira. Depois de umas 3 horas pode desenformar.
Fique atento na hora de comprar o agar agar, ele tem que ser bem claro e com cheiro suave, senão ele acaba com seu queijo.

7 comentários:

  1. Ei! adorei o blog...estou seguino. faz uma visita no meu log novinho! http://livrodasplantas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia...Grata pelo carinho, vou visitar seu blog sim!
      Abraços!

      Excluir
  2. Muito boa esta sugestão. Dá para fazer várias combinações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bel, sim da pra fazer inclusive a partir de outros leites como amendoas, castanha do pará, etc...e os temperos vc pode criar! forte abraço!!!

      Excluir
  3. Olá! Estou adorando seu site e essa receita. Mas fiquei com uma dúvida de iniciante. Pelo que soube e li, na ayurveda não se cozinha os cítricos, mas nessa receita o suco de limão é colocando antes do processo de cozimento com outros ingredientes. Será que nao é melhor incluir o sumo do limão qdo a mistura estiver morna? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anne, o limão é um caso a parte e o tempo de cozimento desta receita é muito rapido. Mas o limão entrou ai como um tempero, para dar um gostinho acido no queijo ( apesar do limão não ser considerado de sabor acido para o ayurveda). Vc pode não usar e usar outras especiarias, para dar um gostinho azedo no queijo vc pode tambem adicionar um pouquinho de polvilho azedo. So cuidado em colocar o limão no final, pois tanto ele como o gengibre podem "talhar" o leite vegetal. Forte abraço!!!

      Excluir
  4. O que é agar agar? Nunca ouvi falar.

    ResponderExcluir