quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Aproveitando minha onda de leites vegetais, resolvi experimentar como fica um queijinho.
Escolhi a macadamia por ser mais suave e assim como a castanha do Pará rende um leite muito gostoso.
Adorei o resultado, o mais legal que ele derrete quando coloca na tapioca do bem, no pãozinho do bem, etc..
Dá pra escolher o tempero que quiser e incrementar com polvilho azedo (vai dar um aroma de queijo), kefir, levedo de cerveja, etc..
Ficou um queijinho ideal para as pessoas do tipo Pitta (fogo + agua), mas os vatas (ar + éter) também podem consumir (sempre aquecido) e os kaphas (agua + terra) com moderação, alias moderar é o verbo dos kaphinhas que tem tendência a se apegar a tudo que é bom. Eu mesma era tão apegadas aos meus confortos, não conseguia pensar em abrir mão do café com leite e pão com manteiga, hoje em dia nem leite, nem pão fazem mais parte da minha rotina e me sinto cada vez melhor. As vezes estamos tão intoxicados dos nossos hábitos que não conseguimos ver a possibilidade de um movimento...quando for assim faça um comida com bastante especiarias (cúrcuma, gengibre, cominho, pimenta do reino, pimenta caiena) elas vão te ajudar a se movimentar, então bora lá pra cozinha!
Deixei de molho 1/2 xicara de macadamia por 24 horas trocando a agua. Lavei bem e bati com 200 ml de agua. Nem coei, quis deixar as fibras. Coloquei numa panela com cúrcuma, orégano, manjericão, sal rosa, suco de meio limão, sementes de girassol e 1/2 cs de agar agar. Coloquei no fogo mexendo bem até iniciar a fervura, esperei mais um minutinho e coloquei num refratário de vidro e geladeira. Depois de umas 3 horas pode desenformar.
Fique atento na hora de comprar o agar agar, ele tem que ser bem claro e com cheiro suave, senão ele acaba com seu queijo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ei! adorei o blog...estou seguino. faz uma visita no meu log novinho! http://livrodasplantas.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOi Claudia...Grata pelo carinho, vou visitar seu blog sim!
ExcluirAbraços!
Muito boa esta sugestão. Dá para fazer várias combinações.
ResponderExcluirOla Bel, sim da pra fazer inclusive a partir de outros leites como amendoas, castanha do pará, etc...e os temperos vc pode criar! forte abraço!!!
ExcluirOlá! Estou adorando seu site e essa receita. Mas fiquei com uma dúvida de iniciante. Pelo que soube e li, na ayurveda não se cozinha os cítricos, mas nessa receita o suco de limão é colocando antes do processo de cozimento com outros ingredientes. Será que nao é melhor incluir o sumo do limão qdo a mistura estiver morna? Abraços!
ResponderExcluirOla Anne, o limão é um caso a parte e o tempo de cozimento desta receita é muito rapido. Mas o limão entrou ai como um tempero, para dar um gostinho acido no queijo ( apesar do limão não ser considerado de sabor acido para o ayurveda). Vc pode não usar e usar outras especiarias, para dar um gostinho azedo no queijo vc pode tambem adicionar um pouquinho de polvilho azedo. So cuidado em colocar o limão no final, pois tanto ele como o gengibre podem "talhar" o leite vegetal. Forte abraço!!!
ExcluirO que é agar agar? Nunca ouvi falar.
ResponderExcluir