quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Trocando o feijão do arroz com feijão de todos os dias!


Sabemos que o nosso arroz com feijão de todos os dias é um prato saudável, nutritivo e rico em vários nutrientes. Ayurvedicamente também é uma combinação interessante já que o arroz é de sabor doce e o feijão de sabor adstringente, um equilibra o outro.

Para variar o cardápio e os nutrientes durante a semana podemos escolher cada dia um feijão, já que temos várias opções como feijão preto, carioca, moyashi, azuki, jalo, rosinha, etc.

Hoje escolhi o feijão moyashi. O moyashi é aquele verdinho, muitas vezes encontrado em restaurante japonês como broto de feijão, consumido germinado como salada. Mas podemos consumi-lo cozido. É um feijão saboroso, fácil de digerir, por ser um grão pequeno. Para o ayurveda é um ótimo alimento para os pittas e kaphas. Pode ser consumido em todas as estações. 


Para a receita de hoje fiz o moyashi cremoso, a pedido da minha filha.

Ingredientes:

1 xícara de feijão moyashi, deixado de molho de 1 dia para outro, lavado e escorrido
1/2 cebola picada
1 cenoura ralada
1 batata picada
Ghee (manteiga clarificada) ou outro óleo de boa qualidade (coco, palmiste)
Curry masala (o curry que compramos em pó no mercado é uma mistura de especiarias, isto é uma masala. Nesta receita usei o curry masala Chá com Ayurveda que eu mesma faço)

Refogar no ghee a cebola e o curry. Acrescentar o feijão e refogar um pouco nas especiarias. Adicionar água (+ ou - menos 3 xícaras). Esperar começar ferver acrescentar a cenoura ralada e a batata, deixar cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Por causa da batata o caldo vai ficar mais cremoso.

Pode ser servido com arroz integral e salada de folhas verdes, quem gostar ainda pode usar folhas de coentro, fica uma delícia e refrescante para os dias quentes.

Esta receita pode ser usada nas dietas de desintoxicação, porém sem a batata e a cebola. Podemos substituir por alho poró e/ou salsão.

Os vegetais usado na receita são orgânicos, comprados na loja Sol e Solo de Atibaia. Em Atibaia temos a opção de orgânicos na feira de sexta e na loja Sol e Solo. Em Bragança tem feira de sábado e a loja de orgânicos Prana.
Repense sobre o uso de alimento orgânicos, pesquise. Geralmente nos supermercados os produtos são mais caros, mas nas feiras e lojas especializadas podemos achar preços melhores. 

Namaste _/\_

Um comentário:

  1. oi Andrea, tenho uma duvida o feijão eu uso ele fresco, verde ou ja quando a vagem esta seca?? Ah lembra quando teve aqueles dois dias de oficina no sesc que voce apresentou o feijão moyashi, eu levei umas cinco sementinhas dele e plantei e não é que tô colhendo, uma parte eu to tentando fazer brotos...a outra ainda esta no pé...veja só a florada http://recortandoascenasdavida.blogspot.com.br/2014/01/doce-desejo.html

    bjss
    e obrigada por mais uma receita!!

    ResponderExcluir