domingo, 6 de maio de 2012

Massagem no frio combina???



Oh, se combina...

É comum as pessoas relatarem que sentem mais dores no frio, isso é verdade, a circulação esta mais lenta e a chance de lesões musculoesqueléticas é maior.

Para o ayurveda, o clima frio, principalmente seco pode agravar o dosha vata (ar e éter), por isso as pessoas que sofrem de dores crônicas, principalmente articulares relatam uma piora no frio. Já o clima frio e úmido pode aumentar o dosha Kapha (terra e água) e assim desencadear doenças respiratórias.

Como a massagem abhyanga aquece, favorece a circulação, descongestiona as articulações, desintoxica e equilibra os doshas, ela traz inúmeros benefícios também no período do frio, e é indicada não só como um método paliativo mas também preventivo.

Para a massagem se tornar confortável mesmo no clima frio,  a maioria dos terapeutas preparam a sala com  aquecedores de ambiente e de maca.

O importante é ir bem agasalhado para não pegar friagem após a massagem e não sair imediatamente, dando um tempo para que a temperatura corporal se acostume novamente com a temperatura do ambiente.

Ah, e um chá bem quentinho após a massagem ajuda a manter o corpo aquecido.


Um comentário:

  1. Parabéns, Andrea, pelo BLOG, tá lindo, elegante, de fácil compreensão e bem instrutivo... quero conversar pra saber valores de massagem pra minha filha.. sucesso ...

    ResponderExcluir