É comum as pessoas relatarem que sentem mais dores no frio, isso é verdade, a circulação esta mais lenta e a chance de lesões musculoesqueléticas é maior.
Para o ayurveda, o clima frio, principalmente seco pode agravar o dosha vata (ar e éter), por isso as pessoas que sofrem de dores crônicas, principalmente articulares relatam uma piora no frio. Já o clima frio e úmido pode aumentar o dosha Kapha (terra e água) e assim desencadear doenças respiratórias.
Como a massagem abhyanga aquece, favorece a circulação, descongestiona as articulações, desintoxica e equilibra os doshas, ela traz inúmeros benefícios também no período do frio, e é indicada não só como um método paliativo mas também preventivo.
Para a massagem se tornar confortável mesmo no clima frio, a maioria dos terapeutas preparam a sala com aquecedores de ambiente e de maca.
O importante é ir bem agasalhado para não pegar friagem após a massagem e não sair imediatamente, dando um tempo para que a temperatura corporal se acostume novamente com a temperatura do ambiente.
Ah, e um chá bem quentinho após a massagem ajuda a manter o corpo aquecido.
Parabéns, Andrea, pelo BLOG, tá lindo, elegante, de fácil compreensão e bem instrutivo... quero conversar pra saber valores de massagem pra minha filha.. sucesso ...
ResponderExcluir