Um almoço saboroso para segunda feira.
Fácil de fazer, bom principalmente para quando cometeu excessos ou se alimentou mal durante o final de semana.
Ficha ayurvedica: melhora o agni e ajuda digerir toxinas. Bom para as pessoas de constituição Kapha ou desequilíbrio de kapha como obesidade, diabetes, etc.
No caso de pessoas de constituição Pitta ou desequilíbrios Pitta como gastrite, ulceras não use as pimentas e a mostarda, troque por sementes de coentro ou coentro em folhas e refogue no ghee (manteiga clarificada).
Já as pessoas de constituição Vata podem trocar o jiló por cenoura e não usar as pimentas.
Segue a receita
1 xícara de arroz Raris (aquele que já vem com um monte de cereais) ou pode ser 1/2 xícara de arroz integral com 1/2 xícara de painço (isso mesmo, comida de passarinho que deixa a gente mais leve) ou 1/2 xícara de quinua
2 jilós picados e deixados de molho uns 10 min em água, limão e sal (aprendi esse truque com uma senhora simpática no supermercado)
6 vagens picadinhas
1 pimenta dedo de moça picada e sem sementes
3 col. sopa de alho poró picado
Especiarias a gosto, eu usei cominho em pó, pimenta do reino, canela, cardamomo, semente de mostarda preta, curcuma (açafrão da terra)
Sal de rocha ou do himalaia (eu acho em lojas de produtos naturais) ou sal marinho a gosto
Ghee ou azeite
Refogue as especiarias e o alho poró no ghee, acrescente os legumes, refogue e por ultimno acrescente o arroz com cerais e refogue mais um pouco. Como fiz na panela de pressão coloquei 2 xicaras de agua fervente e cozinhei por 10 minutos, sem ser na pressão leva mais tempo e tem aque ajustar a quantidade de água.
Fiz chuchu refogado para acompanhar. Refoguei no azeite com pouca cebola e depois coloquei bastante salsinha.
Depois é só tomar um chá de gengibre com limão e mel.
Que todos tenham um linda semana!
Namaste
Nenhum comentário:
Postar um comentário