terça-feira, 18 de novembro de 2014

 
 
Hamburguinho de lentilhas com molho de tahine

Para o ayurveda a lentilha é adstringente, levemente quente e dificil de digerir, por isso deve ser deixada de molho e preparada com especiarias que facilitem a digestão. A lentilha é um alimento indicado para pessoas de constituição Kapha (água e terra) e desequilibrios de kapha (obesidade, diabetes, excesso de muco, etc)

Cozinhei 1 xic de lentilha que deixei de molho de ontem para hoje com uma folha de louro e sementes de cominho, escorri a lentilha depois de bem cozida e misturei 1/2 xic de fibra de amendoa (sobrou do leite vegetal de amendoas que fiz hoje, se não tiver a fibra use farinha de chia ou linhaça). Acrescentei uma cenoura ralada, 2 cs de azeite e temperei com cebolina, oregano, curcuma (açafrão da terra), noz moscada e pimenta do reino. Eu misturei no processador, mas pode ser passada no amassador de batata, passe só metade e depois mistura o resto com as mãos. Assei em forno a 180 graus por 35 minutos. Rendeu 10 hamburguinhos.

Para acompanhar molho de tahine
Misturei agua, suco de meio limão, tahine, sal rosa, zatar (mistura de especiarias arabe) até dar consistencia que eu queria).

Dia 29 e 30 estou em Porto Alegre para o curso de Nutrição Ayurveda com minha amiga Gisele de Menezes no Povo em Pé e dia 3/12 aqui em Atibaia na loja/restaurante de orgânicos da Sol e Solo para uma oficina pratica de culinaria ayurvedica.
Para informações: andreajoaquim@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário